(Resenha) O Substituto

Humor inteligente, muito sarcarsmo e nenhum final feliz. A vida como é. É assim que David Nicholls escreve e – lógico – os leitores já viram que é bom.

substituto-davidnicholls

O Substituto conta a história de Stephen C. McQueen, um ator cuja carreira nunca decolou. Ele vive de papéis secundários, sempre esperando pela grande chance que há de revelar o grande talento que tem.

Quando consegue o lugar de substituto de Josh Harper, o 12o. Homem Mais Sexy do Mundo, para quem a vida de ator era com muito dinheiro, e mulheres a seus pés, Stephen pensa que finalmente vai dar uma guinada na sua vida e sua carreira.

No livro, David Nicholls passeia pela vida desses dois homens, contando suas frustrações e seus desejos.  Mostra de forma crua e bem humorada, a difícil vida dos atores que procuram seu lugar ao sol através da vida de Stephen que acabou sendo destruída pelo amor à arte: seu casamento acabou; não tem o respeito de sua filha; mora e um estúdio que nem ao menos tem uma geladeira; e, para coroar tudo isso, ainda se apaixona pela mulher do 12o. Homem Mais Sexy do Mundo.

Ao mesmo tempo, é apresentada a vida que alguns podem considerar vazia de Josh Harper, com os anseios e preocupações que a fama traz. O desejo de manter seu casamento com a mulher que ama contra a vontade de satisfazer seus instintos sexuais com as mulheres estranhas que diariamente se oferecem a ele. Afinal, ele é Josh Harper: ele é famoso, e bonito e rico. Por que não pode ter as duas coisas?

O livro traz muitas referências cinematográficas e é altamente recomendado para qualquer cinéfilo.

Dica do LeVo

Entender as referências cinematográficas faz com que a  história fique muito, muito, muito melhor por isso, se você não é do tipo que conhece os atores, os filmes, a história do cinema e quer tirar tudo o que o livro tem pra oferecer: google na sua leitura.

Ficha Técnica:
Título:
O Substituto
Título Original: The Understudy
Autor: David Nicholls
Tradução: Claudio Carina
Editora: Intrinseca
Ano: 2013

Leia também: Um dia: David Nicholls

Postar um comentário

0 Comentários