(Resenha) O Poderoso Chefão

O Blog Leitor Voraz, se tornou em fevereiro, o feliz proprietário do Box O Poderoso Chefão da Editora Record. Box O Poderoso Chefão

O primeiro livro, de Mario Puzo, é chamado O Poderoso Chefão.

Mario Puzo: O Poderoso ChefãoConta a história da família Corleone. De como Vito Corleone, se tornou Don Corleone – o Padrinho. Sem seguir uma ordem cronológica direta, Mario Puzo consegue prender o leitor contando primeiro cada pequeno evento e depois explicitando os acontecimentos que contribuíram para que esse evento acontecesse.

Também é muito instrutivo sob o ponto de vista cultural porque revela muito sobre a cultura italiana e a importância que se dá às famílias. Nada é mais importante do que a Família. Nem a esposa, que deve ser servil e submissa à vontade de seu marido. Sempre.

Além da trama principal sobre a família Corleone e a missão de Don Corleone para escolher seu sucessor entre os três filhos, o autor ainda consegue prender a atenção do leitor com alguns factoides pitorescos. Entre eles o fato de um dos filhos do Don ter o pênis tão grande que fazia com que sua própria esposa precisasse se preparar mentalmente para ter relações sexuais com o marido. Diz a lenda que até algumas prostitutas bastante experientes recusaram serviço ao ver o tamanho da “ferramenta” do rapaz.

Como toda tampa tem uma panela esperando por ela, é claro que o autor providenciou uma moça muito “larga” que nunca conseguira prazer com homem algum até conhecer o bem dotado filho de Don Corleone.

É um livro muito dinâmico em que muitas histórias acontecem ao mesmo tempo e todas elas se cruzam, girando em torno da família Corleone.

Indicado: para quem gosta de histórias com muita ação e cenas fortes.

Contra indicado: para quaisquer pessoas sensíveis a textos com conteúdo machista e/ou racista. Não que o autor faça qualquer tipo de apologia, mas o livro é ambientado na América de 1945 – 1955. Mesmo sua publicação foi em 1969. Em todo esse período os negros ainda eram fortemente segregados no país.

Pra se ter uma ideia do contexto político e social para os negros nessa década, basta dizer que foi em só 1955 que Rosa Parks se recusou a sentar no lugar reservado aos negros em um ônibus desencadeando um movimento de boicote ao transporte coletivo na cidade de Montgomery e que acabou apresentando ao mundo o jovem Martin Luther King.

Ficha Técnica:
Título:
O Poderoso Chefão
Autor: Mario Puzo
Título Original: The Godfather
Tradução: Carlos Nayfeld

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Acabei de ler esse livro, muito bom.Com cenas fortes e contundentes que fecham todo o romance.Bastante mostra de valores da época e análise psicológica das personagens baseada na cultura local, e na superioridade da família.Recomendado a todos!Agora vou partir para "A volta do poderoso chefão" continuado pelo Marck Windergarden(não sei se é assim que escreve)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas leituras, Celso. A Volta do Poderoso Chefão tá na minha lista de leitura, se quiser voltar e contar pra gente como foi a leitura, ficaremos contentes.

      Excluir

Deixe seu comentário ou pergunta. Tentamos responder a todos.